quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ensinar o jogo de xadrez de uma maneira simples, fácil e envolvente.

                              Atividade prática pedagógica

                                               XADREZ

Ensinar o jogo de xadrez de uma maneira simples, fácil e envolvente.

OBJETIVO GERAL
·         Aprender o jogo de xadrez.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio da criança;
·         Vivenciar situações de planejamento;
·         Tomar decisões;
·         Desenvolver a persistência;
·         Aprimorar as habilidades de coordenação motora fina na confecção do tabuleiro e peças
·        

METAS

·         Perspectiva é de jogar uma vez por semana, para promover aprendizagem em 97% em média dos alunos em 15 semanas.
PROCESSOS METODOLÓGICOS
·         1. Pintar o tabuleiro do xadrez impresso em folha sufit (onde constam as regras e movimentos básicas ), após colar em superfície dura (papelão,e.v.a, compressado e..)a critério do aluno e em plastificar;
·         2. Recortar as peças do xadrez (xerocadas e coladas em e.v.a e plastificadas);
·         3. Com um tabuleiro gigante para explicar história, nomes e posições das peças, (onde cada aluno estará com o seu tabuleiro individualmente) para fixação;
·         4. Explicação de cada movimento no tabuleiro gigante fixo no quadro e execução dos mesmos após a orientação (conforme aprendi num curso de compreensão fácil e envolvente), onde os alunos estarão em duplas com um tabuleiro;
·         5. Na sala de STE jogar online (individual, duplas), fazer pesquisas conforme as necessidades;
·         6. Após algum tempo, os alunos que melhor fixarem, ajudará outros com dificuldades (na linguagem deles).
·         7. Assistir filme sobre o jogo de xadrez;
·         8. Fazer campeonato (valendo premiações e notas)
·        
RECURSOS
  • Folhas sulfit, lápis de cor, e.v.a, fita transparente, tesoura, papelão, compressado, tabuleiro e peças gigantes, sala de STE, data show, vídeos.

BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS
A atividade do xadrez desenvolvida no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Ed. Física, ao todo contou com a participação de oitenta e cinco alunos, tanto na sala de aula, e sala de Tecnologia. Obteve grande sucesso, teve participação satisfatória por parte dos alunos, até nos surpreendemos com o interesse dos mesmos, tudo ficou mais fácil para o andamento da atividade, os trabalhos em grupos teve colaboração satisfatória, poucos alunos que não executaram os seus trabalhos.
 Desde o começo eles sabiam que a atividade pontuaria nota para dois bimestres consecutivos, tanto na execução dos tabuleiros e peças, e na aprendizagem do jogo, colaboração e capricho.
Houve algumas falhas, alguns computadores não funcionaram , esqueceram do tabuleiro em casa, mas em todas as situações foram resolvidas colocando os alunos em duplo-trios enquanto dois jogavam o outro observava e fazia suas orientações.
Os alunos desinteressados foram sendo motivados pelo professor da importância de se saber jogar o xadrez, desafiamos a eles para convidarem os pais para jogar em casa, para ter um convívio mais próximo através do xadrez, foram também motivados pelos colegas de se dispor para ajudar nas dificuldades. A atividade foi e está sendo um show, um sucesso e muita felicidade para os professores.
 Anexos as fotos do projeto

              Alunos confeccionando o tabuleiro de xadrez
Jogos de xadrez online



Relatório de uma aluna do 4º ano A



Créditos: Professora Nair M. Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário