quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O QUE É SER PROFESSOR HOJE?

O QUE É SER PROFESSOR HOJE?
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR NESTE CONTEXTO?

É difícil dizer se ser  professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade.
Atualmente, o professor além de ter que saber lidar com os saberes, com a tecnologia e as implicações pedagógicas que a cultura nos apresenta, também se depara com a complexidade social “da escola para todos”, de uma sociedade que ainda não sabe qual a verdadeira função da escola. Uma vez que as exigências e cobranças à escola e ao professor são muitas, demasiadas e incoerentes com o contexto social que atualmente se apresenta. Daí a grande dificuldade em dizer-se professor, aceitar-se professor e continuar professor. Ser professor hoje implica numa condição muito maior do que fora outrora. Significa ser um especialista no que se refere ao próprio trabalho, um pesquisador e reflexivo da sua prática, e um cidadão participativo da sociedade, organizado numa comunidade profissional. Neste contexto, procuro manter-me atualizada, acompanhar os progressos tecnológicos e suas mudanças Observando as transformações da sociedade na qual também estou inserida, percebo-me também aprendiz e tenho consciência de que a experiência do início de minha carreira encontra-se ultrapassada na atualidade. Logo a necessidade de continuar estudando, aprendendo, trocando experiências, interagindo, construindo e reconstruindo saberes. Esta é a lógica do aprender a aprender que procuro passar aos meus alunos, que vivemos num mundo e num momento onde é necessário ter autonomia para aprender, que a escola não é mais transmissora de conhecimentos. Mas um ambiente de orientação e direcionamento para a construção de saberes, numa realidade onde nada mais é estático e que é possível transformar as informações em conhecimentos, que podem ser construídos coletivamente. Para esta nova realidade que a suposta sociedade da aprendizagem nos apresenta, faz-se necessário repensar a prática pedagógica, uma vez que as novas tecnologias estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, logo a escola também precisa oferecer novas formas de alfabetização, capazes de desenvolver as capacidades e competências cognitivas.

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